Palestra com o tema "Desmistificando o Autismo" é realizada no UNIFEB com a participação dos alunos de Pedagogia

O evento foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) e ministrado pela Profa. Esp. Maria Angélica Joudatt Gambarato

06/05/2025 às 14:17 | Por: Assessoria Unifeb

Palestra Pedagogia (Divulgação)

Barretos, 6 de maio de 2025 - No último dia 30 de abril, os alunos do 1º ano do curso de Pedagogia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) participaram da palestra "Desmistificando o Autismo: eliminando a exclusão", ministrada pela Profa. Esp. Maria Angélica Joudatt Gambarato. O encontro foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) e teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos futuros pedagogos sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de promover reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e o combate à exclusão no ambiente escolar.
Com uma trajetória acadêmica e profissional sólida na área da Educação e Inclusão, Maria Angélica compartilhou sua experiência e conhecimento de forma didática e acolhedora. Formada em Magistério desde 1994, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2000), licenciada em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera (2015) e possui diversas especializações: Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Clínica, Psicomotricidade, Braille, Libras, Comunicação Alternativa, Autismo e Atendimento Terapêutico (AT).
Durante a palestra, a professora abordou os principais mitos e estigmas que cercam o autismo, enfatizando a importância de uma educação empática, informada e verdadeiramente inclusiva. Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, refletir sobre práticas pedagógicas e compreender melhor os desafios enfrentados por pessoas autistas no ambiente escolar e social.
Para o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, a iniciativa reforça o compromisso do UNIFEB com uma formação crítica e humanizada dos futuros educadores. "Eventos como esse destacam o papel essencial da informação e da sensibilidade na construção de uma sociedade mais inclusiva", enfatizou.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo site do UNIFEB e aproveite para seguir o Centro Universitário pelas redes sociais:                                                                                            
·  Instagram: @unifeb_barretos                                                                                                 
·  Facebook: UnifebBarretos                                                                                                
·  Twitter: @Unifeb_Barretos                                                                                                 
·  TikTok: unifeb.barretos                                                                                                 
·  YouTube: UnifebBarretos                                                                   
·  WhatsApp: (17) 99199-6890  
 
(Divulgação)
(Divulgação)