19/05/2025 às 15:09 | Por: Assessoria de Imprensa | Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
A edição de Barretos do Revelando SP, o maior festival de valorização das culturas tradicionais, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, superou os números do ano anterior e reuniu 36 mil pessoas no Recinto Paulo de Lima Correa, entre os dias 16 e 18 de maio, um crescimento de mais de 70% em relação a 2024.
Com entrada gratuita, o festival contou com a participação de 44 municípios paulistas e uma vasta programação, com destaque para os shows de Renato Teixeira, da banda Barra da Saia, em homenagem aos 100 anos de Inezita Barroso, da Big Band da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos e da dupla Carreiro & Capataz.
“A edição 2025 do Revelando SP em Barretos foi um grande sucesso. Superamos as expectativas de público, reforçando todo o afeto, pertencimento e importância da celebração da cultura paulista. A região esteve presente em peso e o público pôde compartilhar, com entusiasmo, toda a vivência da nossa festa dos saberes, sabores e fazeres que constroem a identidade do nosso estado”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Nesta edição, uma das novidades da estrutura foi o novo palco 360, permitindo uma interação maior com o público. Além disso, o evento trouxe uma nova área chamada “Experiência Revelando SP”, um espaço coberto, com telão, que abrigou atividades interativas com artesãos que fazem parte do festival. O espaço também foi palco para o lançamento do livro “O folclore é um processo”, de Estêvão Amaro dos Rei, e da série “Saberes SP”, dirigida por Betão Aguiar para o CultSP Play, plataforma audiovisual da Secretaria.
Outro destaque da programação foi a exposição “Arte Sacra para ver e sentir”, que reuniu réplicas de obras do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, escaneadas em alta resolução, impressas em 3D em resina termoplástica ABS e policromadas manualmente, respeitando as cores originais. Com essa tecnologia inovadora o público pode tocar as peças, tornando essa uma experiência acessível e imersiva, com legendas em braile e QR Codes com audiodescrição, garantindo inclusão a todos os públicos.
O Revelando SP já teve mais de 60 edições ao longo de quase três décadas e se consolidou como o principal palco de valorização da cultura de raiz paulista, promovendo encontros, vivências e o fortalecimento das tradições que fazem parte da identidade do povo paulista.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura da Estância Turística de Barretos e gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
Sobre o Revelando SP
Maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, o Revelando SP, programa de salvaguarda da cultura tradicional paulista da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 60 edições realizadas ao longo de quase três décadas, é uma festa gratuita que reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. O encontro destaca os talentos locais, promovendo suas obras e facilitando a conexão com o público e investidores, e promove ainda a troca de experiências, a articulação entre comunidades, o intercâmbio de saberes e fazeres e a geração de renda.
Instagram | Site
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.