23/05/2025 às 19:56 | Por: Assessoria de Impresa | Prefeitura Estância Turísticas de Barretos
A alta velocidade, a desatenção e a pressa podem gerar sérios impactos no dia a dia das pessoas. No Brasil, são registradas cerca de 100 mortes todos os dias por conta de acidentes de trânsito. Vinissios Vetorazzo, coordenador do projeto de Educação de Trânsito na Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, lembra que em Barretos são cerca de dois acidentes com motociclistas todos os dias. Por isso, embora a campanha vise a conscientização de todos os envolvidos no trânsito – motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres – a mobilização desta semana foi voltada especialmente aos motociclistas. Eles foram abordados por agentes do Detran e da Prefeitura da Estância Turística de Barretos em uma blitz educativa na Av. dos Coqueiros na quinta-feira, 22.
“Os motociclistas que passaram por aqui foram orientados, principalmente sobre velocidade, mas também sobre o uso dos dispositivos de segurança. São dicas de como fazer sua parte para um trânsito mais seguro”, ressaltou Vetorazzo.
O coordenador lembrou que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) escolheu para conscientização ao longo de todo este ano o tema “desacelere, seu bem maior é a vida”.
“O outro não pode pagar o preço por causa de alguém que cruzou o seu caminho irresponsavelmente. Quem está no trânsito precisa estar consciente, mudar a postura e transitar em uma velocidade que ofereça segurança”, reforçou.
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e é um movimento que busca mobilizar a sociedade em torno da valorização da vida nas ruas e rodovias. A cor amarela, relacionada à atenção no trânsito, foi escolhida para simbolizar esse chamado urgente por uma mudança de postura.
Assimp-478-2025
Redação: Assessoria de Imprensa