22/05/2025 às 16:24 | Por: Assessoria de Impresa | Prefeitura Estância Turísticas de Barretos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em parceria com a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE), iniciou na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb), uma série de encontros para debater, analisar e organizar propostas de políticas públicas para pessoas em situação de rua e o cuidado intersetorial que esta população requer.
A palestra inaugural foi ministrada pela terapeuta ocupacional e mestra em psicologia, Larissa Soares de Melo, que tem mais de 15 anos de experiência atuando com a população em vulnerabilidade. “Eu agradeço à Defensoria, à Secretaria de Assistência e à Prefeitura, porque é muito raro a gente ter uma formação interseccionada desse assunto. As pessoas ainda tratam o atendimento da população em situação de rua como uma política setorial e isso está fadado a problemas como a gente vivencia cotidianamente”, explicou.
A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Adão, destacou que a formação tem o objetivo de buscar soluções para o atendimento desta população e meios de colocá-las em prática. “A gente precisa se formar, se informar e ter momentos de troca como este. Então, o dia de hoje é um marco histórico para a cidade de Barretos, porque vamos pensar juntos em soluções e tentar colocá-las em prática. Ainda teremos muitos encontros para falar sobre esse assunto, tamanha sua complexidade, e quanto mais parceiros a gente tiver, melhor, porque muita gente precisa ser envolvida para trabalharmos com a pessoa em situação de rua”, disse.
Além da participação de profissionais da saúde e da assistência social de Barretos e região, o encontro também contou com a presença de servidores da Defensoria Pública de Barretos e do prefeito Odair Silva. Em sua fala, o chefe do Executivo parabenizou os participantes pela iniciativa e reforçou a importância de se pensar em políticas públicas que abranjam não somente a cidade de Barretos, mas também as cidades da nossa região. “Barretos vai além do nosso município. Estamos trabalhando para buscar benefícios para toda a região. Precisamos pensar juntos e este encontro de hoje é bastante claro em seus objetivos”, comentou.
Ao todo a formação contempla seis encontros presenciais e segue até o dia 10 de julho, abordando temas como: Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), reforma psiquiátrica e rede intersetorial de cuidado à população em situação de rua; Redução de danos e o cuidado da população em situação de rua; e Reforma psiquiátrica e rede intersetorial de cuidado à população em situação de rua.
Assimp-469-2025
Redação: Assessoria de Imprensa