Onda de frio faz temperatura despencar em Barretos

Zona rural registrou 0,8° nesta quarta-feira, 25 de junho; município reforça acolhimento à população em situação de rua durante o inverno

25/06/2025 às 16:29 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos

(Tininho Jr. )

A nova onda de frio que atinge boa parte do Brasil fez a temperatura despencar na Estância Turística de Barretos nesta quarta-feira, 25 de junho, com registro de geada em diversos pontos da cidade e termômetros marcando menos de 1° na zona rural.
De acordo com a Observa Clima, foram registrados 4,4°C em sua estação localizada no Residencial Minerva, 1,6°C na estação do INMET que fica na Fazenda Municipal e surpreendentes 0,8°C na estação da CIIAGRO, nas Contendas.
A produtora rural sustentável e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Barretos (COMDER), Christiane Nascimento de Morais, registrou geada em sua propriedade nas áreas de pastagem do gado e dos cavalos. “As geadas podem trazer grandes prejuízos aos produtores rurais sustentáveis, queimando pastagens e perdendo também nas mudas de cana-de-açúcar e nos seringais”, comentou.
Durante a manhã, profissionais da CATI e da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, estiveram no local e a orientaram a isolar as áreas mais atingidas pela geada e fazer o manejo e rotação de todos os pastos.
Proteção à população em situação de rua
Para o enfrentamento das baixas temperaturas neste inverno, a Prefeitura de Barretos destinou à Casa de Passagem um recurso de R$ 115.000,00, proveniente do governo do Estado de São Paulo, para a aquisição de cobertores, agasalhos, luvas, meias, toucas, além de artigos de cama e banho.
“Esses itens são fundamentais para garantir que o ambiente esteja adequado para acolher, com dignidade e segurança, a população em situação de rua durante o período de frio intenso”, destacou a secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliana Adão.
A Casa de Passagem é uma organização que presta serviços ao município e que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, oferecendo acolhimento e suporte contínuo às pessoas em situação de vulnerabilidade. Ela fica na Rua 20, esquina com Avenida 67, nº 01606, no Jockey Club.
“Nos casos em que a pessoa em situação de rua recusa o acolhimento, são oferecidos cobertores e agasalhos, de forma a garantir proteção contra o frio mesmo fora do ambiente institucional”, completou a secretária.

Assimp-585-2025
Redação: Assessoria de Imprensa
(Tininho Jr.)
(Tininho Jr.)
Secretária Juliana Adão (Nivaldo Jr.)