25/06/2025 às 12:47 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
Francisco Salviano Miranda (Tico), coordenador da Casa Afro Brasil "Álvaro de Oliveira”, e Ana Paula Febatis, coordenadora da Casa da Mulher Paulista “Janaina Zanqueta Dias Rondini” representaram a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura da Estância Turística de Barretos no Encontro da Formação Negritude Urgente, realizado pela Diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) Barretos em parceria com EducAxé na noite de segunda-feira, 23, em Monte Azul Paulista. Igor Santos representou a sociedade civil.
No encontro são discutidas ações para combater as formas de racismo ainda presentes em nossa região em 2025, sendo debatidas ações que podem ser desenvolvidas com a população nos serviços vinculados à Secretaria da Assistência. O projeto “Minhas Cicatrizes Não Falam Por Mim” tem como objetivo principal o combate aos racismos e a formação de uma rede em que cada município participante possa trabalhar as questões das relações ético-raciais diariamente em ações pontuais nos atendimentos da assistência social. É proposto que cada município desenvolva um projeto junto ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), visando que cada projeto seja apresentado no mês de outubro de 2025 no Congresso Internacional da Cultura, Diversidade e Consciência Negra do EducAxé (CONNEGRO), que este ano será sediado nas cidades de Araraquara, Bebedouro, Barretos e Franca.
Sobre os projetos e ações nos municípios
O encontro está relacionado ao projeto “Minhas Cicatrizes Não Falam Por Mim”, uma iniciativa do EducAxé/UNESP com a DRADS- Barretos, em que, a partir da colaboração das duas instituições, surgiu o Núcleo EducAxé (NUED) DradsBarretos. O núcleo busca trabalhar juntamente com o “SUAS Sem Racismo”, do Ministério do Desenvolvimento Social. Com a celebração de parceria, 13 municípios ligados a Drads-Barretos pactuaram ações antirracistas em seus territórios; assim há um fortalecimento em rede para a promoção da educação antirracista e o combate aos racismos.
Os organizadores destacam como um marco na luta antirracista o I Encontro de Gestores ocorrido em 7 de abril deste ano, em Monte Azul Paulista o, a partir do qual se chegou a adesão desses 13 municípios: Monte Azul Paulista, Barretos, Bebedouro, Olímpia, Severínia, Cajobi, Guaíra, Altair, Taiaçu, Guaraci, Terra Roxa, Taiúva e Viradouro.
Assimp-582-2025
Redação: Assessoria de Imprensa