24/09/2025 às 16:35 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
A coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos, psicóloga Camila Ferreira de Avila, conduziu uma tarde de reflexão sobre saúde mental nesta terça-feira, 23, no auditório da pasta. A ação foi voltada a gestores da Atenção Básica e de outros serviços da rede municipal de Saúde, e os participantes interagiram por meio de atividades propostas pela palestrante.
Camila apresentou o tema destacando a importância de ações de prevenção, de olhar para exemplos que dão certo e de pensar também na saúde de quem cuida, visando um olhar atento para os profissionais de saúde que estão sob supervisão desses gestores e para si mesmos.
A psicóloga destacou que a abordagem inovadora em relação às ações desenvolvidas no Setembro Amarelo em anos anteriores partiu da perspectiva que suicídio é um assunto importante sobre o qual precisa se falar, mas que está lá no final. "Antes, há uma série de outros itens que a gente precisa trabalhar, fortalecer a equipe. E esse cuidado de quem cuida é essencial, a importância do gestor ouvir o funcionário, de estar atento e também de olhar um pouquinho para si e se cuidar", ressaltou Camila. Ela reforçou aos presentes que líderes empáticos obtêm maior sucesso em engajar a equipe.
Camila lembrou que os aspectos psicossociais foram acrescentados recentemente à Norma Regulamentadora (NR 1) do Ministério do Trabalho e Emprego. "Essa era uma área completamente negligenciada, que ninguém cuidava. Era comum se dizer que depressão é bobeira, que Burnout é preguiça; até que chega uma hora que os gestores das empresas e do setor público precisam começar a compreender a importância de ações de prevenção e de cuidado à saúde mental, chegando-se a essa atualização na NR 1", destacou.
Ações nas UBSs
Ao longo de todo este mês em que é realizada a campanha Setembro Amarelo, ações voltadas a toda a população também são desenvolvidas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com orientações que visam à prevenção ao suicídio. Nessas ações, os profissionais reforçam que todos podem contribuir para preservar vidas, estando atentos a mudanças de comportamento, oferecendo apoio emocional, ouvindo sem julgar e acompanhando regularmente, com mensagens, telefonemas e visitas, deixando claro que a pessoa não está sozinha.
A rede municipal de saúde está à disposição para oferecer suporte a pessoas que estejam em situação de desesperança, por meio das UBSs, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e, quando necessário, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Também é possível entrar em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV 188), onde voluntários de diferentes partes do Brasil buscam oferecer apoio emocional a qualquer momento do dia ou da noite, por meio de ligação gratuita para o Telefone 188 ou por chat no site cvv.org.br.