03/10/2025 às 09:54 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos recebeu denúncias de várias empresas e que serão apuradas devido à alta incidência de atestados médicos emitidos pela rede pública, especialmente pela UPA e algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo o secretário Angelo Roberto Gonçalves os documentos teriam sido emitidos em situações em que os pacientes não apresentavam condições clínicas que justificassem a ausência ao trabalho. As maiores ocorrências foram registradas aos domingos, segundas e terças-feiras.
Diante da situação, o secretário informou que todos os coordenadores das UBSs serão convocados para prestar esclarecimentos. Após serem ouvidos, será realizada uma apuração rigorosa, com o devido respeito ao direito à ampla defesa e ao contraditório.
Além disso, os médicos responsáveis pela emissão dos atestados e funcionários das empresas denunciantes também serão ouvidos.
O alerta sobre a possível emissão indevida dos documentos surgiu após empresas realizarem levantamentos que identificaram um aumento expressivo no número de afastamentos. "Nossa intenção é impedir que esse tipo de prática continue ocorrendo, além de alertar outras empresas e preservar a credibilidade do sistema público de saúde", destacou o secretário.
Assimp-948-2025
Redação: Assessoria de Imprensa