03/10/2025 às 13:47 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos concluiu a programação do Setembro Amarelo com palestra da coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, a psicóloga Camila Ferreira de Avila, voltada para os funcionários do Paço Municipal.
Camila destacou o pedido do secretário municipal da Saúde, Angelo Gonçalves, para desenvolver a temática com os funcionários, abordando relacionamento pessoal e como a empatia pode gerar benefícios no dia a dia. A psicóloga lembrou sobre as diversas situações em que a população chega a repartição pública com anseios que estão além do que está ao alcance do servidor e sobre as sensações que essas situações podem gerar.
"As pessoas confundem muito a empatia com dó, mas a empatia é compreender a emoção do outro. Eu não preciso sentir igual, eu não preciso concordar, mas eu posso compreender. Então, posso compreender que o outro estava operado, que o outro chorou, que o outro ficou mais nervoso. Posso compreender uma série de coisas sem que eu sinta igual. Posso estar com raiva de uma situação, entender que alguém concorda com aquela situação, mas eu não preciso pensar igual ao outro", destacou Camila.
As explicações foram intercaladas com atividades práticas desenvolvidas pelos participantes. A ação foi realizada no auditório do Paço Municipal na tarde de terça-feira, dia 30 se setembro. A psicóloga reforçou a importância dessas ações de cuidado com o outro, de olhar atento e de busca por um ambiente mais acolhedor continuarem a ser cultivadas por todos o ano inteiro.
Camila lembrou também que os aspectos psicossociais foram acrescentados recentemente à Norma Regulamentadora (NR 1) do Ministério do Trabalho e Emprego e que agora empresas e órgãos públicos vão se atualizando para cumprir a nova normativa.
Ações nas UBSs
Ao longo de todo o mês de setembro, ações voltadas a toda a população também foram desenvolvidas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com orientações que visam à prevenção ao suicídio. Nessas ações, os profissionais reforçaram que todos podem contribuir para preservar vidas, estando atentos a mudanças de comportamento, oferecendo apoio emocional, ouvindo sem julgar e acompanhando regularmente, com mensagens, telefonemas e visitas, deixando claro que a pessoa não está sozinha.
A rede municipal de saúde está à disposição para oferecer suporte a pessoas que estejam em situação de desesperança, por meio das UBSs, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e, quando necessário, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Também é possível entrar em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV 188), onde voluntários de diferentes partes do Brasil buscam oferecer apoio emocional a qualquer momento do dia ou da noite, por meio de ligação gratuita para o Telefone 188 ou por chat no site cvv.org.br.
Assimp-950-2025
Redação: Assessoria de Imprensa