Diversão e inclusão: Piquenique celebra o Dia Nacional do Surdo em Barretos

26/09/2025 às 15:27 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos

(Divulgação)

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, o Setor de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Barretos promoveu um piquenique especial para alunos com surdez ou algum tipo de deficiência auditiva. A atividade também contou com a participação de colegas de escola, professores intérpretes e familiares.
A professora Lívia Pelegrini Brianez, que atua na coordenação do setor, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da inclusão. Segundo ela, a Rede Municipal de Ensino atende atualmente cerca de 10 alunos surdos. "É muito importante, devido à visibilidade que dá à comunidade surda. Faz com que eles sejam vistos e incluídos na sociedade. Não é um evento apenas para os surdos, mas também para os amiguinhos ouvintes. Essa interação entre eles é fundamental", ressaltou.
Durante o piquenique, as intérpretes organizaram brincadeiras e atividades inclusivas, com destaque para o "telefone sem fio" adaptado à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no qual a mensagem é transmitida em sinais de uma pessoa para outra, formando uma corrente de comunicação. O objetivo foi mostrar como a mensagem chega ao final, de forma lúdica e participativa. Também houve pintura facial e lanche para os participantes.
Lívia salientou ainda que a presença das professoras intérpretes nas salas de aula desperta a curiosidade dos alunos ouvintes, que passam a aprender os sinais para se comunicar com os colegas surdos. "Além de acompanhar a criança, algumas intérpretes acabam ensinando LIBRAS para os outros alunos, porque eles gostam muito e querem interagir. Essa curiosidade é positiva e fortalece a inclusão", explicou.
O piquenique foi realizado na Praça Poeta Nidoval Reis, a Pracinha da Primavera.

Assimp-915-2025
Redação: Assessoria de Imprensa