Educação no trânsito: 2 mil alunos da rede municipal participarão de imersão educativa na próxima semana

A experiência no "Programa Na Pista Certa" será proporcionada gratuitamente aos estudantes barretenses pela Fundación Mapfre em parceria com a Prefeitura

26/09/2025 às 17:16 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos

(Nivaldo Jr.)

Dois mil estudantes da rede municipal de ensino da Estância Turística de Barretos terão a possibilidade de interagir em um cenário lúdico completamente estruturado para ações de educação viária. Em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Trânsito e Mobilidade Urbana e da Educação, a Fundación MAPFRE desenvolverá em Barretos, gratuitamente, o "Programa Na Pista Certa" entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, segunda a sexta-feira.

A cada hora, turmas de até 40 alunos vivenciarão a experiência da minicidade. Em uma carreta, os estudantes assistirão a uma apresentação teatral educativa. Em seguida, terão oportunidade prática de testar e fixar os aprendizados.
 
A Fundación MAPFRE destaca que o Programa estimula comportamentos responsáveis e atitudes cívicas em relação ao trânsito, demonstrando como motoristas, motociclistas, passageiros, pedestres e ciclistas podem contribuir. O "Na Pista Certa" também apresenta e demonstra a importância dos principais elementos da sinalização viária. Além de reforçar valores fundamentais para a convivência segura, como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza. 

A iniciativa busca ainda conscientizar sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas essenciais como a emissão de gases poluentes e a poluição sonora.

Preparativos
Durante as ações da Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25, o secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Rui Galbas, acompanhado pelo coordenador do projeto de Educação de Trânsito, Vinissios Vetorazzo, e pela chefe do Departamento de Trânsito, Regina Celia da Silva Barbosa, apresentou os últimos detalhes da ação à secretária municipal de Educação Mirka Costa e para supervisoras da rede municipal de Ensino.
 
"Nós acreditamos que para termos um futuro no trânsito, com qualidade de mobilidade urbana, é preciso começar pelas crianças. Elas não esquecem o que é explicado. Aplicam, fazem e ainda levam a mensagem para os pais", ressaltou Rui. Ele lembrou os desafios enfrentados no cenário local, onde circulam dezenas de milhares de carros e motociclistas e em que muitos transitam desatentos ou despreocupados. Destacou também que a pasta está trabalhando para criar de forma permanente em Barretos um ambiente lúdico para a educação de crianças sobe trânsito.

Participaram também da reunião, realizada na tarde de quarta-feira, 24, Roselaine Silva, presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama; Adelaide Lavanini, secretária municipal de Comunicação; Juliana Ferreira Adão, secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano; e outros funcionários das pastas.

Assimp-917-2025
Redação: Assessoria de Imprensa