Coordenador da Casa Afro destaca importância da validação da autodeclaração para participação no sistema de cotas raciais do Processo Seletivo da Educação

Evento reuniu grande público e contou com a participação do prefeito Odair Silva e da primeira-dama, Roselaine

01/10/2025 às 15:26 | Por: Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação

(Tininho Jr.)

O coordenador de Igualdade Racial da Estância Turística de Barretos e da Casa Afro "Álvaro de Oliveira", Francisco Salviano Miranda (Tico), orienta os candidatos negros ou afrodescendentes, inscritos no Processo Seletivo 2026, a ficarem atentos à etapa de validação da autodeclaração, que tem início neste sábado, 4 de outubro, conforme convocação da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com os editais SME – 002/2025 e SME – 003/2025, o não comparecimento na data, horário e local estabelecidos implicará na exclusão do candidato da lista de classificação referente às cotas raciais, sendo este automaticamente considerado apenas para as vagas de ampla concorrência.
Tico ressalta que, neste ano, a Lei n° 5.963/2020, que dispõe sobre o estabelecimento de cotas raciais para o ingresso no serviço público municipal, foi ampliada pela Lei n° 7.129/2025 e passou a contemplar também as contratações temporárias, garantindo a reserva de 20% das vagas para negros, negras ou afrodescendentes.
"É importante destacar que Barretos está bem avançada na pauta da igualdade racial. Já tivemos a lei do ex-vereador Betinho, que instituiu as cotas no serviço público, e que foi ampliada pelo vereador Raphael Silvério, passando a contemplar também os processos seletivos. Essa conquista é fruto do trabalho da Coordenadoria de Igualdade Racial, que integra a Secretaria de Assistência Social do município", afirmou.
A lista dos candidatos convocados foi publicada na edição n° 2983 da Folha de Barretos e no site https://barretos.demandanet.com.br/.

Assimp-941-2025
Redação: Assessoria de Imprensa