Secretaria de Saúde de Barretos em alerta sobre casos de intoxicação por metanol

Cidade não registrou nenhuma notificação até o momento; Procon municipal passa a receber denúncias sobre bebidas adulteradas

03/10/2025 às 17:31 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos

(Tininho Jr.)

Mesmo sem notificações na cidade, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos está em alerta diante dos casos de intoxicação por metanol registrados no país e que podem estar relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
De acordo com a Nota Técnica Nº 01/2025, divulgada nesta quinta-feira, 2 de outubro, pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a intoxicação exógena por metanol é considerada grave, podendo acarretar cegueira permanente e até óbito.
"Estamos acompanhando atentamente todas as manifestações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado a respeito desta situação e orientando a Rede Municipal sobre a conduta clínica que deve ser adotada em casos suspeitos, desde o atendimento inicial até uma possível aplicação do medicamento", destacou o secretário municipal de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves.
Ele reforça ainda que diante de qualquer suspeita de intoxicação, o paciente deve procurar o serviço de urgência do município (UPA 24h) o mais depressa possível.
Sintomas de intoxicação
Nas primeiras seis horas após a ingestão de bebida alcoólica contaminada por metanol, o paciente pode apresentar sonolência, ataxia, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, confusão mental, taquicardia e hipotensão. Entre seis e 24 horas, é comum o aparecimento de visão turva, fotofobia, escotomas, midríase, perda da visão das cores, convulsões, coma e acidose metabólica grave. Nos casos mais graves, a intoxicação pode evoluir para cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal e necrose de gânglios da base, acompanhada de tremor, rigidez e bradicinesia.
Denúncias
Os consumidores que desconfiarem de bebidas adulteradas podem registrar denúncias diretamente no Procon. Segundo Delaias Santos Raimundo, coordenador do Procon Barretos, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor está mobilizado para agir em relação a esse tema. 
Procon-SP: www.procon.sp.gov.br - Atalho para denúncias de bebidas adulteradas. O denunciante pode optar por não se identificar.
Procon Barretos: Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h, mediante agendamento, pelo WhatsApp (17) 3612-2817 ou pelo telefone (17) 3612-2810. O Procon fica na Avenida 23, nº 720, Centro.

Assimp-952-2025
Redação: Assessoria de Imprensa