Escritora Bianca Santana conversa com o público na Biblioteca de Barretos

A visita da autora à cidade nesta semana faz parte do "Viagem Literária"

17/10/2025 às 12:15 | Por: Assessoria de Impresa | Prefeitura Estância Turísticas de Barretos

(Divulgação)

A escritora Bianca Santana esteve na Biblioteca Pública Municipal Affonso D'Escragnole Taunay nesta semana, em mais uma programação do "Viagem Literária" na Estância Turística de Barretos. O secretário municipal de Cultura & Econômia Criativa, Bruno Bernar, e a responsável pela biblioteca municipal, Sandra Furlan, deram as boas-vindas à autora, que em seguida conversou com o público.
Escritora, jornalista e professora, Bianca agradeceu a acolhida que teve em Barretos. Ela lembrou que autoria negra no Brasil existe desde sempre, apesar da demora para ganhar espaço. "O primeiro romance publicado por mulher negra no Brasil, chamado Úrsula, que foi escrito por Maria Firmina dos Reis, no Maranhão, foi publicado em 1851. Por que não li Maria Firmina na escola? A gente conhece muito, ainda bem, Machado de Assis, que era um homem negro, fundador da Academia Brasileira de Letras, mas que por muito tempo foi branqueado nas imagens ou não se dizia que ele era um homem negro. Então, nosso maior escritor muitas vezes teve a sua identidade racial e a sua origem apagadas, o que mostra muito os desafios que a gente tem que enfrentar ainda hoje no Brasil, apesar de as mudanças estarem acontecendo", destacou Bianca no início de sua fala.
Durante o encontro, Bianca falou com o público sobre sua pesquisa no doutorado, sobre obras que ela já escreveu, como a biografia da filósofa Sueli Carneiro, o livro "Quando me descobri Negra" e, ainda, "Quem limpa?", voltado para o público infantil, lançado neste ano. Bianca também respondeu a perguntas do público, que interagiu durante a roda de conversa. Ao comentar sobre "Quem limpa?", a autora destacou que o Brasil com que ela sonha, em que todo mundo pode sentar para discutir literatura, é também o Brasil em que cada um faça os seus próprios serviços domésticos, sem que eles sejam terceirizados muitas vezes sem o devido reconhecimento.
A escritora ressaltou que o racismo não foi inventado pelas pessoas negras. "A biologia já provou que não existe diferença nenhuma entre seres humanos por sua cor de pele", reforçou. Ela lembrou sobre a diferença de renda entre pessoas negras e pessoas brancas e também sobre a diferença nos números com relação à violência.
A autora falou sobre sua trajetória, contou sobre quando escrevia para um blog e que, depois, textos desse blog e outros inéditos fora reunidos em seu primeiro livro. Valorizando o papel de cada um, Bianca destacou também sobre a contribuição de outros profissionais, como editores e ilustradores, tanto no incentivo para que ela passasse a escrever livros como em cada um dos livros que ela já publicou.
Biblioteca gratuita e à disposição o ano todo
A iniciativa "Viagem Literária" reafirma a importância da biblioteca pública como ponto de cultura, espaço de troca e aprendizado. A biblioteca de Barretos está localizada junto ao prédio da Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida 15, n. 724 (entre as Ruas 18 e 20) – Centro. No local, gratuitamente, a população pode realizar leituras e empréstimos de livros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, é possível também entrar em contato pelo telefone (17) 3612-2777.
Objetivos do programa
De forma dinâmica, o "Viagem Literária" busca celebrar as vozes ricas, diversas e transformadoras da literatura brasileira. O programa reúne escritores e contadores de história das mais diferentes partes do Brasil. Na edição deste ano, estão em destaque as contribuições da literatura afro-brasileira, com a proposta de tocar em temas como os ecos da história colonial, passando pelas expressões de identidade, cultura e resistência.
 "Viagem Literária" é uma realização da biblioteca municipal em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Siseb/SP), vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo. A organização destaca que a Secretaria adota há mais de 20 anos um modelo de gestão em parceria com organizações sociais de cultura, o qual permite que seus equipamentos ofereçam uma programação ampla, de qualidade e acessível, chegando em cada vez mais pessoas em todo o estado.
O encontro com Bianca ocorreu na tarde do Dia dos Professores, 15 de outubro. O chefe de Gabinete da pasta, Rafael Ferreira, e representantes de outras secretarias municipais também acompanharam o evento.

Assimp-1010-2025
Redação: Assessoria de Imprensa