Ginecologista alerta para o avanço de ISTs durante o Carnaval e reforça importância do uso de preservativos
Dados do Ministério da Saúde apontam um aumento de 168% nos casos de HIV entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil entre 2014 e 2024
23/10/2025 às 15:24 | Por: Assessoria de Impresa | Prefeitura Estância Turísticas de Barretos
(Nivaldo Jr.)
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 23 de outubro, uma manhã especial em comemoração ao “Mês do Idoso”. As atividades ocorreram no Ambulatório de Saúde do Idoso, com muita música, exercícios físicos e diversos serviços de saúde.
“Muitas vezes, a gente chega a uma idade em que os filhos estão trabalhando, os netos já estão trabalhando, e o idoso acaba ficando sozinho em casa. E é isso que a gente não quer que aconteça. A gente está buscando, oferecendo atividades e acolhendo. Exatamente para que o idoso tenha uma vida mais saudável e feliz”, destacou o prefeito Odair Silva.
Comemorado em 1º de outubro, o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa tem como objetivo promover a conscientização sobre o envelhecimento, refletir sobre direitos, combater a discriminação e a violência, e valorizar a experiência e a sabedoria dessa parcela essencial da sociedade.
“Este mês é conhecido pelo Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama, mas também é o Outubro Dourado, voltado à valorização e comemoração do Dia do Idoso. Por isso, resolvemos realizar este evento, marcando o início de um projeto que o prefeito nos incumbiu, com o objetivo de promover e fortalecer diversas atividades aqui no nosso Ambulatório do Idoso”, disse o secretário de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves.
Durante a ação, educadores físicos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer animaram os participantes com exercícios de aquecimento e alongamento. Em seguida, o Coral CEU das Artes apresentou as canções “Beijinho Doce”, “Asa Branca”, “Morena Tropicana” e “Faz um milagre em mim”, emocionando o público presente.
A programação contou ainda com uma Oficina de Musicalidade, promovida por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que trabalharam a coordenação motora, o ritmo e a audição dos idosos com materiais não estruturados. Houve também apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, com clássicos do chorinho e da bossa nova, além de diversas ações da Secretaria Municipal de Saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia e avaliação bucal preventiva, café da manhã e sorteio de brindes da Clínica de Estética Avançada Dra. Patrícia Andrade.
Esbanjando saúde e disposição, Maria Conceição de Almeida, falou da importância do movimento na vida da pessoa idosa. “Para ser feliz, a pessoa precisa se movimentar, buscar não ficar parada. Para realizar algo, é preciso sonhar, agir e entrar em ação. Quem se movimenta tem mais saúde”, aconselhou. Aos 77 anos ela é vice-presidente da Associação Promocional da Família Amor Exigente, integrante do coral, frequentadora do CRAS III e representa a cidade em competições esportivas na modalidade “Buraco”.
“Este mês fica marcado como um período para voltarmos nosso olhar aos idosos, um momento de reflexão e de fortalecimento das políticas públicas voltadas a essa população tão importante para a nossa sociedade”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Vieira (Lupa).
O evento contou com a participação do vice-prefeito Mussa Calil Neto, da coordenadora do Ambulatório de Saúde do Idoso, Viviane Lopes Ferraz Afonso, dos secretários municipais de Educação, Mirka Costa, de Cultura, Bruno Bernar, de Esportes, Tony Carvalho, e de Comunicação, Adelaide Lavanini, e do superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Nilson Andrade.
Assimp-1035-2025
Redação: Assessoria de Imprensa