Ginecologista alerta para o avanço de ISTs durante o Carnaval e reforça importância do uso de preservativos
Dados do Ministério da Saúde apontam um aumento de 168% nos casos de HIV entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil entre 2014 e 2024
05/11/2025 às 17:03 | Por: Assessoria Saae
(Divulgação)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) informa que, após as fortes chuvas da última semana, foi registrada uma leve alteração na cor da água em alguns bairros. A mudança é temporária e ocorre por causa das variações naturais da água bruta captada durante períodos de chuva intensa, sem representar risco à saúde.
As chuvas aumentam o escoamento de solo e minerais como o ferro para os mananciais. Durante o tratamento na ETA Rio das Pedras, que utiliza Cloreto Férrico, produto recomendado por sua eficiência na clarificação da água, pode permanecer uma pequena fração de ferro solúvel, responsável pela coloração amarelada em alguns pontos.
A desinfecção, feita com hipoclorito de sódio, garante a eliminação de microrganismos e a segurança da água. A leve coloração observada é apenas estética e tende a desaparecer conforme as condições da água bruta se normalizam.
Por se tratar de uma estação nova e com tecnologia compacta, a ETA Rio das Pedras passa por ajustes operacionais para aperfeiçoar o tratamento em diferentes condições climáticas. O SAAEB reforça que todas as análises seguem os padrões de potabilidade exigidos pela legislação.
"Estamos atentos a cada detalhe do funcionamento da ETA Rio das Pedras para garantir segurança, transparência e qualidade na água que chega à população", afirma o superintendente Nilson Andrade.
SAAE Barretos – 05 de novembro de 2025
Assessoria de Imprensa