18/11/2025 às 11:18 | Por: Assessoria de Impresa | Prefeitura Estância Turísticas de Barretos
Nesta segunda-feira, 17 de novembro, estudantes da Rede Municipal de Ensino da Estância Turística de Barretos, que frequentam o Projeto de Período Integral (PPI) – Unidade Cavalgando Para o Futuro, realizaram um ato simbólico que marcou o lançamento do "Projeto Jatobá e Educação", voltado à conscientização ambiental e à preservação da natureza.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe), Eliane Vizicato, o "abraço ao jatobazeiro" foi idealizado pela professora aposentada Maria Antônia de Oliveira Vedovato. "Ela nos procurou e, juntas, concebemos este projeto, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do jatobá, árvore nativa brasileira que infelizmente está ameaçada de extinção. Este grupo representa os 2.500 alunos que frequentam o PPI", contou.
O projeto será desenvolvido de forma teórica, com a apresentação das características do jatobá, seus diversos usos e os benefícios de seus frutos ricos em nutrientes, e também prática, com os alunos realizando o plantio das sementes para formação de mudas.
"Eles vão quebrar o fruto do jatobá, retirar a semente, fazer a semeadura e cuidar dessa nova vida que está nascendo. Essa mudinha, depois, será plantada com apoio da Secretaria de Meio Ambiente. De imediato, pensamos na mata ciliar do Ribeirão Pitangueiras, afinal eles trabalharam esse tema neste ano e já conhecem um pouco da história de Barretos. Mas o setor de Meio Ambiente saberá indicar os locais da cidade que merecem receber essa beleza. Hoje realizamos um ato simples, porém necessário, e que ficará marcado. É a abertura de um projeto que seguirá no próximo ano", destacou Eliane.
Para a professora Maria Antônia, que possui em seu quintal um jatobazeiro de cerca de 90 anos, o ato simboliza o compromisso com a sustentabilidade. "Sabemos que o clima também é uma responsabilidade nossa. E o abraço no jatobá será o nosso abraço à causa da sustentabilidade, por uma Barretos melhor para eles, para os filhos deles e para os netos deles", afirmou.
A expectativa é que o plantio das mudas de jatobá ocorra até julho de 2026.
Assimp-1118-2025
Redação: Assessoria de Imprensa