05/12/2025 às 17:57 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação, Saúde e Assistência Social e Desenvolvimento Humano, lançou nesta sexta-feira, 5 de dezembro, o Projeto Flor & Vida, com o objetivo de combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A iniciativa, que prevê a distribuição de cerca de 2,5 milhões de sementes de crotalária, foi apresentada aos alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Matilde Gitay de Mello, na presença do prefeito Odair Silva, da primeira-dama Roselaine Silva e de secretários municipais.
"Hoje vocês estão recebendo esta sementinha e é importante que levem para casa, plantem e cuidem muito bem dela, para que a planta cresça, dê flores e nos ajude a combater o mosquito da dengue", destacou o chefe do Executivo.
As sementes serão entregues nas Escolas Municipais, Unidades de Saúde, Unidades de Assistência Social, no Fundo Social de Solidariedade (FSS) e na Fazenda Municipal, ficando disponíveis para toda a população ainda neste mês.
"As flores da crotalária atraem libélulas, predadoras naturais de mosquitos. Além disso, por também se reproduzirem em água limpa parada, suas larvas se alimentam das larvas do Aedes aegypti, interrompendo o ciclo reprodutivo do mosquito", explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Jamal.
Trabalho em sala
A secretária de Educação, Mirka Costa, destacou que o projeto será desenvolvido em sala de aula com estudantes do Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no próximo ano letivo. "É um projeto que veio para ficar", afirmou.
Cleusa Munhoz, diretora da unidade escolar, contou que o tema já começou a ser trabalhado com as turmas de 1º e 2º ano. "Passamos as informações para eles, mas o trabalho continua no próximo ano. Inclusive vamos plantar aqui na escola também", disse.
Os alunos receberam as sementes e um informativo com dicas de plantio e cuidados.
Cuidados permanentes
O cultivo de crotalária é uma alternativa no combate ao Aedes aegypti, mas não substitui os cuidados essenciais que cada morador deve ter em sua residência. A população deve eliminar recipientes que possam acumular água, guardando-os em local coberto; manter caixas d'água limpas e bem fechadas; manter calhas desobstruídas; vedar ou manter com cloro vasos sanitários e ralos sem uso; e lavar semanalmente com água e sabão as vasilhas de animais.
Também participaram do lançamento do Projeto Flor & Vida a engenheira agrônoma Carolina Rodrigues, nora do produtor rural e doador das sementes, Sergio Catunda; a engenheira agrônoma da Prefeitura de Barretos, Marcela Midori Yada; o secretário de Saúde, Angelo Gonçalves; a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliana Adão; e o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Nilson Andrade.
Assimp-1172-2025
Redação: Assessoria de Imprensa