Samuzinho forma 50 estudantes em Barretos

Esta é a 3ª turma do projeto que ensina ações de primeiros socorros e a usar de forma precisa o atendimento de emergência do SAMU 192

09/12/2025 às 18:17 | Por: Assessoria de Imprensa | Estância Turística de Barretos

(Tininho Junior)

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e da Educação, formou 50 alunos no Projeto Samuzinho no sábado, dia 6. A 3ª turma do projeto, que é desenvolvido no município desde 2023, contou com estudantes do 5º ano de todas as escolas da rede municipal e das particulares Nomeline Cirandinha, Liceu e Colégio Barretos. A iniciativa do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como finalidade instruir os participantes sobre medidas de primeiros socorros a serem adotadas em situações de urgência e emergência e para que utilizem de forma consciente a central telefônica de emergência 192.
"Fico muito orgulhoso em ver a dedicação dos Samuzeiros e também do pessoal da Educação para que esse projeto seja um sucesso todos os anos em nossa cidade. Parabenizo, em especial, as crianças que estão se formando agora no Samuzinho, por terem vindo aos sábados aprenderem esse conhecimento que levarão para a vida e que poderá servir até para que venham a salvar vidas. Agradeço aos pais também pelo empenho em levar as crianças às aulas a cada quinzena durante este semestre", afirmou o prefeito Odair Silva.
Esses meninos e meninas passam a ser multiplicadores, compartilhando em suas escolas e com os familiares o conhecimento adquirido no Projeto e também podem contribuir com maior facilidade para perceberem uma situação grave, como identificar os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC); realizar primeiros socorros de forma adequada e acionar com agilidade o SAMU 192. Também estiveram presentes para a entrega de certificados e medalhas o vice-prefeito, Mussa Calil Neto; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roselaine Silva; a secretária municipal de Educação, Mirka Costa; a supervisora da Educação Thaismara Alonso; o presidente da Câmara Municipal, vereador Lupa, e os vereadores Itamar Alves e Marcos Mariano; o coordenador médico do SAMU Barretos, Paulo Muzetti e a coordenadora do NEU, enfermeira Aline de Almeida.
Também participaram da solenidade Cláudia Costa e Solange Longuino, servidoras do Controle de Vetores. Em parceria com o SAMU, durante o Projeto, elas apresentam para as crianças os riscos que a dengue representa para a vida e a importância de se eliminar água parada para que o mosquito transmissor dessa e de outras doenças não se reproduza; além dos riscos da picada de escorpião e de outros animais peçonhentos e a importância de, em caso de picada desses bichos, procurar a Santa Casa de Misericórdia de Barretos imediatamente.
A solenidade contou com apresentações reforçando a relevância do projeto e, ainda, com um momento especial, em que Simone conduziu uma homenagem à coordenadora Aline, que perdeu recentemente sua companheira Natalia Rosa de Morais, a qual atuava como técnica de enfermagem no SAMU. Em seguida, houve uma salva de palmas.
Foram realizados ainda agradecimentos pelo apoio dado a realização do Projeto ao longo deste semestre às estagiárias Laís Lacerda e Bianca Xavier, às mães voluntárias Michele Silva e Valéria Alonso, à aluna voluntária Maria Clara Souza e à professora de Libras Lídia Nascimento. A cerimônia foi realizada na UniBarretos.

Assimp-1180-2025
Redação: Assessoria de Imprensa