Casa da Mulher Paulista de Barretos celebra 2 anos com noite de homenagens

A prova foi realizada em Guaíra e contou com a presença do deputado Sebastião Santos

08/12/2025 às 15:23 | Por: Assessoria de Imprensa | Estância Turística de Barretos

(Nivaldo Jr.)

A Casa da Mulher Paulista "Janaina Zanqueta Dias Rondini", celebrou na noite sexta-feira (05) seu 2º aniversário em um evento marcado por emoção, gratidão e homenagens a mulheres que ajudam a construir políticas, redes de apoio e caminhos de transformação social no município.
Realizada em clima de celebração e memória, a cerimônia reuniu autoridades, lideranças femininas, profissionais da rede de proteção e a comunidade barretense. Logo na recepção, os convidados foram acolhidos com uma exposição de fotos e vídeos que retrataram os dois anos de atuação da Casa — um espaço criado para acolher, orientar, proteger e fortalecer mulheres em situações diversas.
A Coordenadora da Casa da Mulher Paulista, Ana Paula Febatis, apresentou o balanço das ações de 2024/2025, reforçando o impacto dos serviços prestados, das políticas aplicadas e da atuação integrada com a rede de proteção.
Um dos pontos altos da noite foi a entrega da homenagem oficial que leva o nome de Nilda Maria Moura, carinhosamente chamada de Dida Moura, pioneira na luta pelos direitos das mulheres e uma das impulsionadoras da estruturação do COMDIM em Barretos. Segundo Ana Paula Febatis, sua partida repentina em 2025 motivou a instituição a eternizar sua trajetória por meio do Troféu "Dida Moura: Uma Estrela da Casa". "Dida Moura foi uma grande mulher, que marcou nossa casa com sua luta, é com muita alegria que damos seu nome a essa homenagem.
As homenageadas foram escolhidas por votação popular e representam diferentes áreas de atuação, todas fundamentais para a garantia de direitos e o desenvolvimento humano das mulheres no município.
As homenageadas da noite
1. Categoria Comunidade — Benedita Aparecida Luzitano Motta
2. Categoria Educação — Minisa Nogueira Napolitano
3. Categoria Empreendedora — Tatiane Monteiro Passarelli Costa
4. Categoria Acolhimento e Saúde das Mulheres — Fernanda Andrade Nogueira
5.Homenagem à estrela da Casa: Dida Moura
Encerrando a cerimônia, a família de Nilda Maria Moura, a eterna Dida da Pastoral, recebeu uma homenagem especial. Pioneira, atuante, sensível e corajosa, Dida faleceu no dia 21 de setembro de 2025, deixando um legado de luta. Sua sobrinha, Maria Fernanda Silva Moura, leu um texto em sua memória, emocionando o público e reafirmando o impacto de sua trajetória.
Outras autoridades também fizeram uso da palavra, entre elas a presidente do COMDIM, Minisa Nogueira Napolitano; a secretária de Assistência Social, Juliana Adão; a Primeira Dama e presidente do Fundo Social, Roselaine Silva e o prefeito Odair Silva, que destacou a importância de Dida Moura em sua vida. "Dida era minha prima e uma pessoa muito querida por todos, nos falávamos todos os dias. Ela sempre atuou para ajudar o próximo e em busca dos direitos das mulheres" - declarou.

Assimp-1174-2025
Redação: Assessoria de Imprensa
(Nivaldo Jr.)
(Nivaldo Jr.)
(Nivaldo Jr.)