Dezembro Vermelho: Barretos reforça conscientização para prevenir HIV e outras ISTs

Ao longo do ano todo, a equipe da Casa Rosa disponibiliza preservativos e medicamento preventivo para HIV: PrEP (pré-exposição) e PEP (que deve ser iniciada o quanto antes em até 72 horas após uma exposição de risco)

03/12/2025 às 10:27 | Por: Assessoria de Imprensa | Estância Turística de Barretos

(Divulgação)

O Programa Municipal IST/HIV/AIDS desenvolve um trabalho contínuo na Estância Turística de Barretos há três décadas. Ao longo de todo o ano, a equipe da Casa Rosa realiza palestras em empresas e escolas, conscientizando a população sobre os riscos de contaminação por HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), formas de prevenção e tratamento. Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra HIV/AIDS, foi realizada palestra pela enfermeira Gisele Longui na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital de Amor.

A prevenção pode ser feita de forma combinada, em que a mesma pessoa adotar diferentes formas de se prevenir. Preservativos masculinos e femininos e lubrificantes são distribuídos na Casa Rosa, no Ambulatório São Sebastião (localizado no Postão) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da zona urbana e da zona rural de Barretos. "A população pode procurar um desses locais durante o horário de funcionamento e retirar esses itens gratuitamente. Também distribuímos milhares de unidades de preservativo todos os anos em eventos como Carnaval e a Festa de Peão", destaca Cecília de Assis, coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/AIDS.

Testagens rápidas
A testagem rápida é outra forma importante de prevenção, permitindo que pessoas que estejam com alguma IST tomem conhecimento e iniciem o tratamento. Isso contribui para a qualidade de vida dessa pessoa e evita que outras sejam infectadas.

Para realizar o teste, a população pode procurar a UBS mais próxima ou a Casa Rosa. Nas várias campanhas desenvolvidas pela equipe da Saúde, os testes são levados até locais de mais fácil acesso para a população. A Campanha Fique Sabendo 2025 terá testagens para HIV, sífilis e Hepatites B e C na sede da Acib, no centro de Barretos, de 10 a 12 de dezembro (quarta a sexta-feira) das 18h às 22h e no sábado, dia 13, das 9h às 13h. O atendimento é realizado por profissionais treinados e, em poucos minutos, a pessoa recebe o resultado do teste em sala reservada.

Gestantes
"Todas as gestantes devem procurar a UBS e realizar o pré-natal, que incluiu testagem rápida para HIV e sífilis. É muito importante que o parceiro também faça essa testagem. Assim buscamos garantir que essas infecções não sejam transmitidas para o bebê durante a gestação", ressalta Marina Francisco, coordenadora da Atenção Básica.

O pré-natal é o acompanhamento feito pela equipe da UBS durante toda a gestação, com consultas e exames que visam o bem-estar da mãe e do bebê. A rede municipal de Saúde de Barretos já recebeu vários reconhecimentos do Estado de São Paulo e do Governo Federal pelos esforços realizados no município ao longo dos anos.

Prevenção em caso de exposição – pré e pós
Para proteger contra o HIV, a Casa Rosa disponibiliza também os medicamentos PrEP e PEP, gratuitamente.

Na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), os comprimidos são tomados ainda antes da relação sexual em que pode ocorrer exposição, sendo que somente haverá efeito protetor se o medicamento for tomado conforme a orientação do profissional de saúde.

Todas as pessoas que desejarem adotar a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) podem procurar a Casa Rosa, onde farão o acompanhamento e receberão o medicamento e a orientação sobre como usá-lo.

O profissional de saúde orientará a pessoa atendida a tomar a PrEP diariamente ou, conforme o caso, poderá apresentar a possibilidade do uso sob demanda. Para esta possibilidade, o profissional oferecerá uma série de orientações sobre como o medicamento deve ser tomado a cada vez que for ocorrer relação sexual com risco de exposição.

Se for tomada seguindo as orientações médicas, a PrEP permitirá que o organismo esteja preparado para se proteger caso enfrente um contato com o vírus.
Já a Profilaxia pós-exposição (PEP) é adotada após situação com risco de contágio, tal como:

- Relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo ou em que a camisinha estourou),
- Vítima de violência sexual,
- Acidente de trabalho (com instrumentos perfurocortantes ou com contato direto com material biológico).

A PEP é, portanto, para situação de urgência e deve ser iniciada o quanto antes em até 72 horas após a exposição. Nessas situações, de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, deve-se procurar diretamente a Casa Rosa. Caso seja fora desse horário ou em finais de semana e feriados, para que a PEP seja iniciada o quanto antes, deve-se procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Na PEP são utilizados medicamentos antirretrovirais durante 28 dias com o objetivo de reduzir o risco de contrair HIV. A equipe de saúde também adotará meditas para proteger contra outras ISTs e realizará acompanhamento inclusive após a conclusão da medicação, quando novos exames devem ser realizados.

Tratamento
O tratamento para o HIV é oferecido gratuitamente pelo SUS. Com o uso de um ou dois comprimidos diários, proporciona qualidade de vida aos pacientes. Em Barretos, a Casa Rosa faz o acompanhamento, com consultas e exames regulares. Realizando o tratamento adequadamente, o paciente fica indetectável e não transmite o vírus.

A Casa Rosa está localizada na Avenida Jerônimo Alves Pereira, n. 494, no Jd. Universitário e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para realizar testagem, deve-se comparecer à unidade até as 16h.

Assimp-1163-2025
Redação: Assessoria de Imprensa