02/12/2025 às 14:39 | Por: Assessoria de Imprensa | Estância Turística de Barretos
Realizada simultaneamente nas Escolas Municipais São Francisco, no bairro São Francisco, e Professor Giuseppe Carnímeo, no Zequinha Amêndola, a 2ª Feira Científica, Cultural e Artística mobilizou mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino na última quinta-feira, 27 de novembro. A programação incluiu apresentações de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, além de performances artísticas e culturais.
Durante o evento, os visitantes das duas unidades de Ensino Fundamental II puderam conferir exposições sobre cultura afro-brasileira e nordestina, experimentos científicos, maquetes de biomas brasileiros, da região dos lagos e de cidades sustentáveis, jogos matemáticos e figuras tridimensionais, além de mostras de antiguidades, poesia, anatomia, dança, música e teatro.
Segundo a coordenadora pedagógica do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe), Minisa Napolitano, um dos destaques da feira foi a sala de exposições dedicada a incentivar os alunos a sonharem e não desistirem de seus objetivos. "Ações como esta reforçam o caráter motivacional e inspirador da educação. O sucesso do evento foi resultado da participação ativa de alunos e professores, que contaram com o apoio integral da gestão das escolas e do Ceforpe", destacou.
Ela ressalta ainda o papel estratégico da Feira na integração da Rede Municipal. "O evento recebeu a visita de turmas do 5º ano de outras escolas, como Sagrados Corações e Luiz Castanho Filho. Essa visita permitiu que os alunos dos anos iniciais tivessem contato direto com suas futuras escolas, já que o São Francisco e o Giuseppe são os destinos mais comuns para a transição ao 6º ano. Essa interação precoce fortalece os laços entre as unidades e facilita o processo de adaptação dos estudantes", completou.
Assimp-1158-2025
Redação: Assessoria de Imprensa