Barretos inicia atendimento com Unidade Odontológica Móvel na Zona Rural

O veículo possui gerador, possibilitando a ampliação dos atendimentos no município

10/12/2025 às 17:09 | Por: Assessoria de Imprensa | Estância Turística de Barretos

(Divulgação)

Pacientes do Distrito do Prata, comunidade localizada a cerca de 45 quilômetros do centro da Estância Turística de Barretos, foram os primeiros a serem beneficiados dentro da sequência de atendimentos pela zona rural que será realizada a Unidade Odontológica Móvel (UOM) que o município recebeu recentemente.
Os procedimentos odontológicos foram realizados nessa comunidade na segunda-feira, dia 8. A próxima comunidade rural contemplada com os atendimentos da unidade deve ser a de Adolfo Pinto. Alessandra Balbo, coordenadora do setor de odontologia na Secretaria Municipal de Saúde, destaca que essa unidade é equipada com gerador, o que amplia a possibilidade de atendimento, uma vez que não depende da rede elétrica do local em que estacionar para atender a população. "Já no momento da entrega da unidade, o secretário Angelo ressaltou sobre a diferença que ela faria justamente para o atendimento à população que mora nas localidades mais distantes, e é exatamente essa missão que passamos a por em prática", afirmou.
A Estância Turística de Barretos recebeu essa UOM do Governo Federal para a expansão do serviço de atenção à saúde bucal no município, integrando a ação Brasil Sorridente, que contou com investimentos do Novo PAC Saúde. Das 400 unidades entregues a municípios de todo o Brasil, apenas cinco foram destinadas ao Estado de São Paulo, entre elas a UOM para Barretos, que é o sétimo município com maior extensão territorial no estado.
O veículo do tipo furgão é totalmente adaptado e equipado com cadeira odontológica completa, kit de peças de mão com canetas de alta e baixa rotação, aparelho de raio-X periapical, compressor odontológico, aparelho amalgamador, fotopolimerizador, autoclave, instrumentais e demais materiais permanentes odontológicos. O município já conta com outa unidade móvel, menos moderna, que está passando por revisão de seus equipamentos e em breve também deve voltar a integrar os atendimentos.

Assimp-1184-2025
Redação: Assessoria de Imprensa
(Divulgação)