15/12/2025 às 15:51 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Defesa Civil Municipal e demais secretarias, atuou de forma rápida e integrada diante da forte chuva registrada no sábado (13). De acordo com a Defesa Civil, o volume de precipitação chegou a 70 milímetros, acompanhado de rajadas de vento de até 50 km/h.
Ao todo, foram registrados 13 pontos com ocorrências, sendo a maioria de alagamentos temporários, que cessaram após o escoamento da água e retorno à normalidade. Em dois locais, no entanto, os danos foram mais significativos, caracterizando inundação, nos seguintes pontos:
Avenida 7, entre as Ruas 4 e 12
Rua 24 com a Rua 1
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ricardo Maia, assim que surgiram os primeiros indícios de chuva forte com vento, as equipes foram imediatamente mobilizadas.
"Prontamente acionamos o SAAE para monitoramento das comportas e dos níveis do Parque dos Lagos, além de rodarmos toda a cidade acompanhando os pontos críticos. Nosso gabinete de crise já estava ativo, com o plano de ação em funcionamento e várias equipes espalhadas pelas ruas realizando monitoramento e atendimento", explicou.
Principais pontos afetados
Entre os locais monitorados pelas equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana estiveram:
Trevo da Avenida Rio Dalva
Trevo da Avenida 43
Via das Comitivas (Jardim Europa)
Avenida Messias Gonçalves
Avenida 7 (entre as Ruas 4 e 12)
Avenida 43 com a Rua 24
Avenida 45 com a Rua 24
Avenida dos Maçons
Rua Venezuela com a Rua 9
Parque dos Lagos
Avenida Fraternidade Paulista
Rua 24 com a Rua 1
Avenida 7 e obras no Córrego Barretos
Com relação ao ponto mais crítico registrado na Avenida 7, entre as Ruas 4 e 12, a Prefeitura informou que o muro de arrimo do Córrego Barretos, conhecido como "paredão do córrego", apresentou novos danos após o episódio de chuva intensa.
O paredão havia sido refeito e a via liberada ao tráfego em meados de 2022, garantindo a segurança e a estabilidade de uma importante ligação com a Rodovia Brigadeiro Faria Lima. No entanto, após as chuvas de dezembro de 2025, houve novo comprometimento da estrutura.
Segundo o Secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura irá notificar a empresa responsável pela obra, uma vez que o serviço ainda se encontra dentro do prazo de garantia. Atualmente, o município executa, com recursos próprios no valor de R$ 1.593.930,61, a reconstituição do muro de arrimo em gabião, que havia cedido após forte chuva registrada em 06 de janeiro de 2022.
Monitoramento segue ativo
A Defesa Civil reforça que segue em estado de atenção, com monitoramento contínuo dos pontos críticos da cidade e pronta resposta em caso de novas ocorrências, garantindo a segurança da população e a rápida normalização das áreas afetadas.
Assimp-1201-2025
Redação: Assessoria de Imprensa