12/12/2025 às 17:55 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
A paralisação no transporte coletivo urbano de Barretos chegou ao fim nesta sexta-feira (12), após acordo firmado entre o Sindicato da categoria e a empresa Global Transportes. O movimento, que durou apenas um dia e foi tratada pela Prefeitura como um princípio de paralisação, ocorreu com a circulação de 70% da frota, conforme determinação judicial.
Às 14h desta sexta-feira (12), todos os ônibus voltaram a circular em sua totalidade, normalizando completamente o serviço para a população.
De acordo com o Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Galbas Ruy Fernandez, a Prefeitura atuou diretamente para evitar que a população fosse prejudicada, especialmente neste período de grande movimento por conta das festividades de fim de ano.
"Tive uma reunião hoje cedo com o sindicato e a empresa. Mostramos que agora não era a hora; Natal, pessoas seriam prejudicadas. Convencemos e a greve acabou", afirmou o secretário.
Durante a reunião, conduzida entre representantes da Global Transportes e do Sindicato, ficou acordado que os trabalhadores receberão o reajuste de 6,5% referente ao dissídio, que será aplicado já em janeiro. Ainda segundo o secretário, no início do ano as partes devem iniciar novas conversas para tratar de outros benefícios da categoria.
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, já havia notificado a empresa diante da iminência de paralisação. No documento, assinado pelo secretário, foi reforçado que o transporte coletivo é um serviço essencial e que qualquer descontinuidade poderia causar prejuízos significativos à população e aos serviços públicos.
Com o fim do impasse e o retorno total da frota, o transporte coletivo opera normalmente, garantindo a mobilidade da população neste período de grande circulação na cidade.
Assimp-1196-2025
Redação: Assessoria de Imprensa