27/11/2025 às 15:57 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
O Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe) da Prefeitura da Estância Turística de Barretos promoveu, ao longo do ano de 2025, mais de 15 cursos de capacitação, abrangendo cerca de 800 profissionais de diversas áreas, como professores, gestores, cuidadores, entre outros.
Gerido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o Ceforpe existe desde 2009 e é responsável pela formação, avaliação e monitoramento do processo de ensino de todas as unidades escolares da cidade, desde o berçário até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos também contemplam a Educação Inclusiva, o Programa de Recuperação de Aprendizagem (PRA), o Projeto de Período Integral e as Atividades de Raciocínio e Interação (ARI), inclusive com cursos obrigatórios em pactuação com o Ministério da Educação (MEC).
Para a professora Monica Bobis, essas formações transformam a prática em sala de aula. "Eu posso dizer que, quando peguei a pré-escola pela primeira vez, senti que vim com um pensamento muito limitado, engessado, e através dessa formação eu transformei as minhas aulas de forma lúdica, de forma leve, e consegui resultados muito positivos agora no final do ano. Então a turma, para mim, rendeu mais do que eu imaginava que eles iriam render", explicou.
Cristiane Finholdt, professora com mais de 20 anos de experiência na Rede Municipal de Ensino, reforça a importância da formação continuada oferecida pelo Ceforpe no aprendizado dos alunos. "Os cursos continuados que nós temos têm engrandecido muito o meu trabalho. Eu sinto muita diferença com as formações e o mais importante é ver o brilho no olhar da criança quando está aprendendo, quando você consegue falar cientificamente de uma coisa nova que está acontecendo", contou.
As formações, mensais e semanais, são organizadas pelos coordenadores pedagógicos do Ceforpe, considerando as demandas formativas e os resultados das avaliações, visando ao aprimoramento profissional de toda a SME. "Todo esse processo formativo coopera para que nosso município conquiste prêmios nacionais e estaduais, como o Selo Ouro em Alfabetização, o Prêmio de Excelência Educacional, além de um IDEB de 7,2. Em 2026 esse trabalho continuará com muitas novidades", explicou supervisora de ensino, a supervisora-geral do Ceforpe, Ana Carolina Spíndola.
Além dos cursos, o Ceforpe também é responsável pela organização de eventos como a Feira de Ciências das Escolas Municipais, as Olimpíadas do Saber, a Semana do Autismo e da Síndrome de Down e a Feira JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em parceria com o Sebrae, entre outros.
O Ceforpe funciona na sede da SME, na Rua 04, nº 510, entre as avenidas 31 e 33, no bairro Monte Castelo.
Assimp-1144-2025
Redação: Assessoria de Imprensa