26/11/2025 às 16:15 | Por: Assessoria de Imprensa | Prefeitura da Estância Turística de Barretos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico & Inovação, realizou o 1º Fórum de Empreendedorismo Feminino de Barretos na noite desta terça, dia 25, no Senac Barretos. O evento contou com ampla participação de empreendedoras barretenses e com a presença de autoridades do município.
O prefeito Odair Silva comentou sobre o trabalho de referência que tem sido realizado pelas mulheres que estão à frente de secretarias na Administração Municipal e pela primeira-dama, Roselaine Silva, que desempenha voluntariamente a função de presidente do Fundo Social de Solidariedade. "Como é bom ver as mulheres ocupando espaço. A mulher tem a capacidade de conquistar, de abrir portas. Confiem mais em vocês e contem conosco na Prefeitura. Não tenho dúvidas de que vamos avançar muito nos próximos anos em fortalecer o grupo das mulheres empreendedoras de Barretos", ressaltou o chefe do Executivo municipal.
Thyago Abraão, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico & Inovação, destacou que este é o primeiro de muitos fóruns de empreendedorismo feminino em Barretos. "Quero agradecer a todas vocês que, de pronto, aceitaram estar aqui hoje compartilhando e participando. Agradeço ao prefeito, que tem o desenvolvimento como uma de suas grandes bandeiras e que nos dá muita força", afirmou. Ele também agradeceu ao Senac Barretos, por sediar o evento.
O Fórum celebrou o Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, e foi mediado pela jornalista e empreendedora Luciana Gomes, que lembrou que 54% dos brasileiros afirmam que têm intenção de empreender em 2026, sendo que mais da metade são mulheres. A jornalista também destacou que significativa parcela das mulheres que estão passando a empreender tem idade superior a 45 anos, sendo comum inclusive novas empreendedoras com 60 anos de idade ou mais.
A empreendedora Tati Passarelli falou sobre o "Conexão Feminina", que há cerca de um mês deixou de ser Coletivo para passar a ser Associação de Mulheres Empreendedoras de Barretos. "Junto com o apoio da Prefeitura, do Sebrae, nós fomos conquistando nosso espaço. Quando estamos juntas a nossa força é diferente", afirmou.
Para compartilhar suas experiências enquanto mulheres empreendedoras, Luciana chamou para o palco a agropecuarista Juliane Perrone (da Cia. Agropecuária Monte Alegre - CMA), as empresárias Náchila Oliveira (sócia-fundadora da EcoPower), Franciele Gomes (da Franciele Gomes Boutique Piccninos) e a advogada Arany Maria Scarpellini Priolli L'apiccirella (proprietária de um edifício empresarial e coworking no Parque dos Lagos).
Franciele se emocionou e comentou sobre a realização do sonho de abrir lojas no North Shopping Barretos. "Eu amo viver isso. Quem me segue sabe que nunca faltou coragem e para nós mulheres empreendermos hoje é preciso ter coragem. Em nenhum momento, ter chego onde cheguei estava nos meus sonhos", afirmou a empreendedora, que lembrou de quando deixou de ser sacoleira para abrir seu primeiro espaço físico no centro da cidade, durante a pandemia. "Me senti julgada, que por ser mulher não iria dar conta. Me perguntaram se eu ia mesmo fazer isso, dizendo que eu não conhecia ninguém e que havia lojas tão conceituadas na cidade, conduzidas por homens, mas resolvi abrir mesmo assim", contou.
Juliane destacou que esses encontros podem ser muito produtivos e parabenizou a organização pela iniciativa. "Para mim, é sucesso pararmos todos os dias e olharmos para dentro de nós e perguntarmos: o que eu fiz hoje, o que eu contribuí com alguém? É sucesso se meu dia foi bom, produzi algo, fiz o bem para alguém", destacou.
Náchila ressaltou que é movida a desafios, a fazer algo novo. "Posso estar com muito medo, mas eu não deixo de fazer. A gente tem que pegar as coisas que a gente ouve e tirar o melhor disso", ressaltou.
"Acredito que toda coragem é também um pouco de loucura. Se a gente não arrisca, a gente não faz", ressaltou Arany. A advogada destacou que, de forma velada, já encarou preconceito de homens que não estariam agindo de tal modo se estivessem diante de outro homem. Ela lembrou que poucos meses após inaugurar o prédio veio a pandemia, mas que superou a pandemia e outros desafios, e o empreendimento segue firme.
Demais empreendedoras presentes interagiram durante a roda de conversa. Também estiveram presentes o vice-prefeito Mussa Calil Neto; a secretária municipal de Administração, Natalia Rick; a procuradora geral do município, Cassiane de Melo Fernandes; o vereador Itamar Alves; a coordenadora da Casa da Mulher, Ana Paula Febatis, entre outras lideranças.
Assimp-1142-2025
Redação: Everton Sylvestre/Assessoria de Imprensa