Ginecologista alerta para o avanço de ISTs durante o Carnaval e reforça importância do uso de preservativos
Dados do Ministério da Saúde apontam um aumento de 168% nos casos de HIV entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil entre 2014 e 2024
10/12/2025 às 15:40 | Por: Parceria Comunicação
(Divulgação)
No Dia do Palhaço, celebrado em 10 de dezembro, o Grupo Palhaços da Alegria, do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, realizou um cortejo natalino que animou pacientes, acompanhantes e colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Barretos. Vestidos como personagens do presépio, os palhaços circularam pelos setores levando música, leveza e emoção.
As equipes médicas, de enfermagem, técnicos e demais colaboradores também foram contagiados pelo clima festivo, que transformou a rotina hospitalar em um momento de descontração e acolhimento.
Entre os pacientes presentes estava José Guilherme Leonel, de um ano e sete meses, internado há cerca de um mês devido a pneumonia viral. Sua mãe, Andressa Leonel, destacou a importância da ação:
"Achei o cortejo natalino maravilhoso. Isso faz toda a diferença para as crianças que estão há tanto tempo dentro do quarto de um hospital. Com certeza, a presença dos palhaços traz uma melhora no quadro de saúde dele", afirmou Andressa.
O projeto, desenvolvido pelo Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, há seis anos, realiza apresentações na Santa Casa de Barretos, com o propósito de usar a figura do palhaço para promover arte, cultura e humanização dentro do ambiente hospitalar, fortalecendo vínculos e contribuindo para o bem-estar de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.