Equipes do combate à dengue eliminam 597 criadouros ao visitar 5 mil imóveis na primeira semana de 2026

Em cinco dias, os agentes retiraram dos imóveis 23 caminhonetes carregadas com materiais sem serventia que poderiam acumular água parada

13/01/2026 às 14:19 | Por: Assessoria de Imprensa| Estância Turística de Barretos

(Tininho Jr.)

A equipe do Controle de Vetores eliminou 597 criadouros com larvas do mosquito transmissor da dengue e outras doenças na primeira semana de ações em 2026, entre a segunda-feira (5) e sexta-feira, 9 de janeiro. Nas visitas casa a casa, os agentes percorrem o imóvel e demonstram ações que o próprio morador deve realizar todas as semanas para evitar o acúmulo de água parada, ambiente em que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika, se reproduz.

Além de orientar a manter garrafas viradas para baixo e outros objetos guardados em ambiente coberto, as equipes convidam os moradores a se desfazerem de materiais sem serventia. Nessa primeira semana, 23 cargas de caminhonetes com materiais que poderiam se transformar em criadouros foram retiradas dos imóveis. Os trabalhos das equipes foram realizados em vários bairros da zona urbana da Estância Turística de Barretos, incluindo o centro da cidade, e na zona rural, em Alberto Moreira e Ibitu.

De segunda a sexta-feira, os agentes seguem realizando as visitas casa a casa pela manhã e nebulização veicular entre 17h30 e 22h; a cada dia é divulgado nas redes sociais da Prefeitura os bairros em que os agentes estarão no dia seguinte.

Assimp-026-2026
Redação: Assessoria de Imprensa
(Tininho Jr.)
(Tininho Jr.)
(Tininho Jr.)