Janeiro Branco: Casa da Mulher promove roda de conversa sobre conscientização e cuidados com a saúde mental

Encontro será no dia 22 de janeiro, às 19h30, e é aberto à participação da comunidade

12/01/2026 às 15:03 | Por: Assessoria de Imprensa| Estância Turística de Barretos

(Divulgação)

A Casa da Mulher Paulista "Janaina Zanqueta Dias Rondini" será palco, no dia 22 de janeiro, a partir das 19h30, de uma roda de conversa sobre saúde mental feminina e a importância de buscar ajuda profissional quando necessário.
Com o tema "Mente saudável e o cuidado integral para a mulher", o encontro alusivo à campanha Janeiro Branco, contará com a participação da psicóloga Maria Luisa Ferreira, da advogada Iracimara Bordin e da fisioterapeuta Aline Martins Saide, que abordarão temas como prevenção e tratamento, legislação e cuidados com o corpo como ferramenta de promoção da saúde mental.
Iniciativa do "Café com as Pretas", projeto da Casa da Mulher Paulista idealizado pela ativista Martinha Machado, que faleceu neste domingo, dia 11, a roda de conversa é aberta à participação de toda a comunidade, especialmente das mulheres.
"O Janeiro Branco é um movimento que surgiu no Brasil em 2014 com o objetivo de promover a conscientização e o cuidado com a saúde mental. É um convite para que as mulheres reflitam sobre sua própria saúde emocional e psicológica. A nossa roda de conversa vai estar incrível, com muitas informações e conhecimentos", destacou a coordenadora da unidade, Ana Paula Febatis.
A Casa da Mulher Paulista está localizada na Avenida 63, nº 320, Parque Novo Jóquei.

Participação
Maria Luísa Ferreira – Psicóloga
Fará uma abordagem para sensibilizar as mulheres a refletirem sobre as diversas nuances da saúde mental, despertando a consciência para a prevenção e/ou o tratamento.

Iracimara Bordin – Advogada
Trará informações sobre os benefícios por incapacidade relacionados a doenças mentais e sobre a nova legislação de proteção às mulheres vítimas da Lei Maria da Penha, incluindo orientações sobre o recebimento de benefícios previdenciários durante períodos em que seja necessário o afastamento do lar ou do trabalho. A abordagem visa fortalecer a denúncia, o rompimento definitivo do ciclo da violência e a independência financeira das mulheres.

Aline Martins Saide – Fisioterapeuta
Apresentará conhecimentos sobre os benefícios do movimento e do cuidado com o corpo como forma de cuidado e prevenção da saúde mental.

Assimp-025-2026
Redação: Assessoria de Imprensa