09/01/2026 às 16:32 | Por: Assessoria de Imprensa| Estância Turística de Barretos
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros América, Cristiano Carvalho e São Francisco iniciam os atendimentos de 2026 aos sábados a partir deste dia 10. Aos sábados, essas três unidades atendem das 7h às 12h pessoas que estejam apresentando algum sintoma, além de serem realizados outros atendimentos inadiáveis.
Durante a semana, de segunda a sexta-feira, todas as UBSs da zona urbana e as duas da zona rural da Estância Turística de Barretos ficam abertas a partir das 7h para atender a população, que pode procurar as unidades ao longo de todo o ano para realizar exames preventivos e consultas de rotina, para avaliação médica sempre que apresentar algum sintoma, para realizar curativos e também para cuidar da saúde odontológica.
O horário padrão de atendimento das UBSs de segunda a sexta-feira é até as 17h. Três unidades, entretanto, contam com horário estendido durante a semana: no Cristiano Carvalho, até 19h, e nas UBSs do Barretos II e Marília, até 22h. No Barretos 2, há também atendimento pediátrico noturno às quartas-feiras.
Pessoas que apresentem sintomas que podem ser de dengue ou chikungunya devem procurar uma UBS ou, se necessário, a UPA para atendimento médico.
Vacinação
Para conferir e manter a carteirinha de vacinação sempre atualizada, a população deve procurar as UBSs de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. No Postão e na UBS do Vida Nova o atendimento na sala de vacina é das 8h às 12h.
Até 30 de junho, a vacina contra HPV está disponível também para jovens entre 15 e 19 anos, que ainda não foram vacinados. Essa vacina deve ser tomada uma vez por todos os meninos e meninas que tenham entre 9 e 14 anos.
A vacina contra a dengue está disponível para meninos e meninas entre 10 e 14 anos e deve ser tomada em duas doses. Na carteirinha de crianças e adolescentes também são conferidas vacinas contra meningite, poliomielite, entre outras. Para estarem protegidas, pessoas de todas as idades também devem estar em dia com as vacinas contra febre amarela, sarampo, gripe, entre outras.
Assimp-021-2026
Redação: Assessoria de Imprensa