09/01/2026 às 16:24 | Por: Assessoria de Imprensa| Estância Turística de Barretos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos começou 2026 com agentes do controle de endemias em ação em diferentes pontos da zona urbana e da zona rural do município. Na zona rural, na quinta-feira, 8, os agentes percorreram 211 imóveis em Alberto Moreira, sendo recebidos pelos moradores em 153 desses imóveis. Ao todo, os agentes encontraram e eliminaram larvas em 46 recipientes encontrados em 22 desses imóveis.
Nesta sexta-feira, 9, o trabalho foi realizado em Ibitu; nesse distrito foram percorridas 314 residências; os agentes foram recebidos em 223 delas. Em Ibitu, os agentes encontraram e eliminaram 47 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti, em 21 imóveis.
Nesses dois dias de trabalho na zona rural, as equipes retiraram três caminhonetes carregadas com materiais sem serventia que poderiam acumular água e se transformar em criadouro.
Nas duas comunidades rurais, os agentes distribuíram sementes de crotalária para as famílias plantarem. Foi lançado em Barretos no último dia 5 o projeto Flor & Vida, que prevê a distribuição de 2,5 milhões de semente dessa planta. A crotalária é vista como aliada no combate à dengue, pois atrai libélulas, que são predadores naturais de mosquitos como o Aedes aegypti, trasmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os agentes seguem realizando o trabalho de visita casa a casa durante a manhã e a nebulização veicular de segunda a sexta-feira das 17h30 às 22h. Os bairros visitados e nebulizados a cada dia são divulgados nas redes sociais da Prefeitura. A população deve colaborar abrindo a porta dos imóveis para que os agentes possam ajudar os moradores a verificar se há recipientes com água parada e demonstrar como o morador deve percorrer seu imóvel uma vez por semana para impedir o acúmulo de água parada, além de se desfazer de itens que possam acumular água. Nos locais em que a nebulização com veículo é realizada, os moradores devem abrir as portas e janelas de seus imóveis para que, no momento em que o veículo passar, o repelente chegue até dentro do imóvel.
Atendimentos em UBSs e UPA
Em caso de sintomas como febre alta; dor atrás dos olhos, no corpo, músculos e articulações; manchas avermelhadas na pele e coceira e náuseas, a população deve procurar a UBS mais próxima ou a UPA 24h.
Vacina para quem tem entre 10 a 14 anos
A vacina contra a dengue deve ser tomada em duas doses e está disponível em todas as UBSs para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. No Postão e na UBS do Vida Nova, a vacinação é realizada das 8 às 12h.
Assimp-022-2026
Redação: Assessoria de Imprensa