Prefeitura reforça importância da saúde mental e destaca rede de atendimento em Barretos

09/01/2026 às 15:57 | Por: Assessoria de Imprensa| Estância Turística de Barretos

(Tininho Jr.)

Em alusão à campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça à população os serviços gratuitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidado psicológico e emocional.
O município conta com uma ampla rede de atendimento composta por 04 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 14 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), 01 Ambulatório de Saúde Mental, 01 CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) e a Enfermaria Psiquiátrica da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, garantindo assistência integral aos usuários.
De acordo com a psicóloga e coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental de Barretos, Camila Ferreira de Ávila, o primeiro acesso ao atendimento em saúde mental deve ocorrer pela Atenção Primária em Saúde. "A porta de entrada é sempre a UBS ou a ESF. Conforme a Organização Mundial da Saúde, a Atenção Primária é capaz de resolver cerca de 85% dos casos de saúde mental", explica.
Camila destaca ainda que todas as unidades de Atenção Primária do município contam com psicólogos, assistentes sociais e atendimento matricial em psiquiatria, por meio de consultas compartilhadas, o que fortalece o cuidado contínuo e humanizado. Os casos moderados e graves são encaminhados a partir da Atenção Primária para os serviços especializados.
A coordenadora esclarece também que, no caso do CAPS III, não há obrigatoriedade de encaminhamento. "O acolhimento pode acontecer diretamente no CAPS, com a equipe especializada", ressalta. Já em situações de urgência e emergência, o atendimento deve ser procurado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Além do atendimento clínico, a psicóloga reforça que saúde mental vai além da ausência de transtornos. "A promoção e a prevenção em saúde mental envolvem ações intersetoriais. As parcerias com as secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura e Esportes são fundamentais para fortalecer vínculos, estimular a convivência e promover qualidade de vida", afirma Camila.
Todos os atendimentos são gratuitos e realizados pelo SUS. A Prefeitura de Barretos reforça que buscar ajuda é um ato de cuidado e responsabilidade.

Assimp-018-2026
Redação: Assessoria de Imprensa