Assistência Social de Barretos inicia planejamento das ações para 2026

14/01/2026 às 15:18 | Por: Assessoria de Imprensa| Estância Turística de Barretos

(Divulgação)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da Estância Turística de Barretos realizou, nesta semana, o primeiro encontro de planejamento com a equipe técnica para definição das ações que serão desenvolvidas ao longo de 2026. A informação foi confirmada pela secretária da pasta, Juliana Adão.
De acordo com Juliana, a reunião teve como principal objetivo avaliar o trabalho realizado em 2025, analisando os avanços da assistência social no município, identificando pontos críticos e levantando aspectos que precisam ser aprimorados. "Foi um momento importante para avaliarmos o quanto a assistência caminhou, o que precisa melhorar e, a partir disso, traçar as metas para o próximo ano", destacou.
O encontro ocorreu no CRAS 4, localizado no bairro Ibirapuera, e reuniu técnicos da área para alinhar não apenas ações relacionadas a eventos, mas, principalmente, estratégias voltadas ao atendimento da população. Entre os temas discutidos estiveram ações de acolhimento, concessão de benefícios, fortalecimento dos serviços ofertados e a busca por formas de superação das vulnerabilidades sociais enfrentadas nos territórios do município.
Outro ponto abordado durante a reunião foi o planejamento orçamentário da assistência social. Segundo a secretária, a definição das ações para 2026 também passa pela organização dos recursos que irão subsidiar todos os passos da política pública ao longo do ano, garantindo a continuidade e a ampliação dos serviços prestados à população.
Juliana Adão também ressaltou a participação do município em importantes espaços de discussão da política de assistência social no final de 2025. Barretos esteve representada no Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), evento do qual a própria secretária participou, além da Conferência Nacional de Assistência Social, que contou com três representantes do município, sendo dois do Poder Público e um da Sociedade Civil.
Segundo a secretária, essas participações contribuem para o fortalecimento das políticas públicas locais, ao permitir a troca de experiências, o alinhamento com as diretrizes nacionais e a construção de ações mais eficazes para o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social em Barretos.

Assimp-034-2026
Redação: Assessoria de Imprensa