15/01/2026 às 16:57 | Por: Assessoria de Imprensa| Estância Turística de Barretos
A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos divulgou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, o balanço das ações do Dezembro Vermelho, mês de mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A edição 2025 da Campanha Fique Sabendo foi realizada em duas etapas e foram feitos mais de 1.480 testes rápidos.
Na primeira etapa da campanha, com a realização intensiva de testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foram realizados 253 testagens para identificação de HIV, 253 para sífilis, 253 para Hepatite C e 245 para Hepatite B. Na segunda etapa, nos dias e noites em que a Prefeitura levou a campanha até a região central de Barretos, com apoio da Acib, foram realizados 480 testes em 120 pessoas.
Ao fazerem as orientações, os profissionais da Saúde reforçaram para a população sobre a importância de realizar a testagem periodicamente e do uso do preservativo (sendo que tanto o masculino quanto o feminino podem ser retirados gratuitamente nas UBSs ou na Casa Rosa). Também foram fornecidas informações sobre os benefícios do gel lubrificante, por diminuir atrito, e sobre outras possibilidades de prevenção combinada, como o PREP - medicamento preventivo que, mediante acompanhamento, pode ser retirado gratuitamente na Casa Rosa por pessoas que têm risco de exposição ao HIV, sejam homens, mulheres, pessoas não binárias; pessoas cisgênero e pessoas trans.
Durante a Campanha, além das centenas de pessoas que receberam resultados negativos e foram orientadas sobre as formas para continuar se prevenindo, duas receberam o resultado positivo para HIV, tendo a oportunidade de já iniciarem o tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo SUS. "Quando ocorre a infecção, o quanto antes a pessoa descobre e inicia o tratamento, melhor para manter sua qualidade de vida e para tomar as medidas necessárias para não transmitir os vírus para outras pessoas", ressalta Cecília Marques dos Reis, coordenadora do Programa IST/HIV/AIDS em Barretos. Duas pessoas receberam o resultado positivo para Hepatite C e nove, o resultado positivo para sífilis, sendo encaminhadas para testes confirmatórios e, uma vez confirmada a infecção, para tratamento.
A sífilis, quando devidamente tratada, tem cura, mas reduzir o número de contaminações tem se demonstrado um desafio nacional. Em 2025 foram registrados 257 casos da doença em Barretos, número menor do que em 2023, mas 6% maior do que em 2024. O número de casos de sífilis em gestantes caiu de 54 em 2024 para 51 em 2025. Mesmo com o esforço das equipes da Saúde para promover o bem-estar de bebês, orientando constantemente as gestantes a realizarem acompanhamento nas UBSs ao longo de toda a gestação - o pré-natal, 15 bebês nasceram com sífilis no município neste ano e em outros 7 casos a suspeita de sífilis congênita foi descartada. A doença pode provocar o nascimento prematuro e pode acarretar sérios riscos para o bebê, incluindo a morte; o último registro de bebê nascido morto por causa da sífilis em Barretos foi em 2022.
Em Barretos em 2025, 23 pessoas descobriram a infecção por HIV e em 19 pacientes que conviviam com o vírus no município a infecção evoluiu para AIDS. Para realizar testagens gratuitamente, a população pode procurar a UBS mais próxima ou a Casa Rosa de segunda a sexta-feira, ao longo de todo o ano. A Casa Rosa está localizada na Avenida Jerônimo Alves Pereira, n. 494, no Jd. Universitário e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para realizar testagem, deve-se comparecer à unidade até as 16h.
Assimp-040-2026
Redação: Assessoria de Imprensa