Pais devem aproveitar para conferir a carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes antes da volta às aulas

Em Barretos, as vacinas são aplicadas nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

22/01/2026 às 17:09 | Por: Assessoria de Impresa | Prefeitura Estância Turísticas de Barretos

(Arquivo/Prefeitura)

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos orienta os pais e responsáveis para, neste período de reta final das férias escolares, levarem crianças e adolescentes até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para conferir se todas as vacinas estão em dia. Em Barretos, os profissionais da sala de vacina das UBSs conferem as carteirinhas e aplicam as vacinas necessárias de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No Postão e na UBS Vida Nova, a sala de vacina funciona das 8h às 12h. Pessoas de todas as idades devem procurar regularmente uma UBS para conferir se estão com todas as vacinas em dia; os profissionais realizam a pesquisa no sistema inclusive para quem perdeu ou não sabe onde está a sua carteirinha de vacinação.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal, Rodrigo Barros Pereira, lembra que essa atitude pode fazer a diferença para que as crianças permaneçam saudáveis em 2026 e ao longo da vida. "A vacina protege a criança, evitando que daqui alguns meses ela fique doente, precise faltar da escola, que os pais tenham também que se ausentar do trabalho para levar seus filhos ao médico. É preciso lembrar que várias das doenças transmitidas por vírus podem levar até a morte, e uma simples ida à UBS para conferir a carteirinha pode evitar tudo isso", ressalta.

Rodrigo destaca que neste momento de férias escolares fica mais prático para as famílias se organizarem e encontrarem um melhor momento para ir na UBS. Ele reforça que, com a volta às aulas e a movimentação natural do ambiente escolar - em contato com mais pessoas, sentando perto, tocando em objetos compartilhados - a chance de contágio aumenta. "A maioria das vacinas leva aproximadamente duas semanas para proporcionar proteção. Como as aulas voltam no dia 9 de fevereiro, o quanto antes procurar uma UBS e ficar com todas as vacinas em dia, melhor", ressalta o coordenador da Vigilância.

Algumas vacinas, como a que protege contra a dengue, requerem duas doses para que a proteção contra a doença tenha efeito. A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes que tenham entre 10 e 14 anos, mas pelo menos seis em cada dez crianças e adolescentes que estão nessa faixa etária ainda não foram levados a uma UBS de Barretos nem para tomar a primeira dose. A segunda dose deve ser tomada três meses após a primeira, mas cerca de 50% dos que tomaram a primeira ainda não voltaram para receber a segunda. 

"Estamos falando de uma doença que provocou a morte de quatro pessoas em Barretos em 2025, mais de 1600 pessoas morreram por dengue em todo o Brasil no ano passado. E mesmo com a vacina contra a dengue disponível na UBS para quem tem de 10 a 14 anos: é muito baixo o número de crianças e adolescentes que estão sendo levados para receber a vacina", destaca Rodrigo.

Para o atendimento na sala de vacina, deve-se levar um documento com foto, que possua o número do CPF.

Assimp-054-2026
Redação: Assessoria de Imprensa