Pelo 3º ano consecutivo, Barretos registra crescimento no Índice de Fluência Leitora

22/01/2026 às 15:07 | Por: Assessoria de Impresa | Prefeitura Estância Turísticas de Barretos

(Tininho Jr.)

O Índice de Fluência Leitora (IFL) da Estância Turística de Barretos apresentou crescimento pelo terceiro ano consecutivo, passando de 6,4, em 2024, para 6,7, em 2025, reafirmando o avanço educacional do município. Os resultados consolidados da Avaliação de Fluência Leitora foram divulgados nesta quarta-feira, 21 de janeiro, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
A avaliação, realizada em duas fases com alunos do 2º ano do ensino fundamental, tem como objetivo monitorar a evolução da leitura, com a meta de garantir que as crianças concluam essa etapa escolar lendo com fluência.
Segundo os relatórios, houve uma redução significativa no número de alunos classificados como "pré-leitores" ao longo do ano letivo, passando de 52% no início do ano para 17,4% em dezembro. Paralelamente, o percentual de alunos leitores fluentes quase triplicou, saindo de 8% para 29,5%.
A supervisora geral do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe), Ana Carolina Policarpo, explica que o sucesso é resultado de uma estratégia que se inicia ainda antes do ensino fundamental. "O compromisso com a alfabetização em Barretos começa na Educação Infantil. Trabalhamos com uma formação baseada em evidências e na neurociência, capacitando nossos professores para compreender exatamente como o processo de apropriação da leitura e da escrita ocorre no cérebro da criança. Isso nos permite promover atividades intencionais e assertivas para garantir a aprendizagem", destaca.
Para a secretária municipal de Educação, Mirka Costa, o resultado de 2025 reforça a eficácia do trabalho dedicado dos professores alfabetizadores da rede municipal. "Esse avanço é fruto do empenho diário dos professores alfabetizadores, que fazem a diferença no chão da sala de aula e constroem, junto com nossos alunos, uma educação pública de qualidade", concluiu.
No ano passado, Barretos recebeu do Governo do Estado o troféu "Município Campeão da Alfabetização", concedido aos 100 municípios paulistas com os melhores desempenhos na Avaliação de Fluência Leitora de 2024.

Assimp-052-2026
Redação: Assessoria de Imprensa