PROCON Barretos fiscaliza implantação do Protocolo Não se Cale em estabelecimentos comerciais

O controle de vetores já encontrou e eliminou cerca de 2 mil criadouros, com larvas do mosquito Aedes aegypti, neste primeiro mês do ano em Barretos. Em 2025, 4.501 casos da doença foram confirmados, levando a quatro mortes

29/01/2026 às 16:38 | Por: Assessoria de Impresa | Prefeitura Estância Turísticas de Barretos

(Divulgação)

O PROCON Barretos, órgão de proteção e defesa do consumidor vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos da Prefeitura, realizou, nos dias 27 e 28 de janeiro, uma operação de fiscalização em cerca de 20 estabelecimentos comerciais. A ação teve como objetivo verificar a correta implantação do Protocolo Não se Cale no município.
Entre os principais pontos avaliados esteve a afixação do cartaz informativo nos banheiros femininos, medida que visa garantir às vítimas de violência acesso facilitado aos canais de denúncia e aos serviços de apoio.
O coordenador do PROCON Barretos, Delaías Santos, destacou que a fiscalização também verificou se os funcionários dos estabelecimentos realizaram o curso de capacitação exigido. "A medida visa preparar as equipes para oferecer um acolhimento adequado e orientar mulheres em situação de risco", explicou.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher de Barretos, reforçando o compromisso com a proteção das mulheres e o enfrentamento à violência.

Assimp-075-2026
Redação: Assessoria de Imprensa